quarta-feira, 15 de agosto de 2012


O café foi o produto que impulsionou a economia brasileira desde o início do século XX até a década de 1930. Concentrado a princípio no Vale do Paraíba (entre Rio de Janeiro e São Paulo) e depois nas zonas de terra roxa do interior de São Paulo e do Paraná, o grão foi o principal produto de exportação do país durante quase 100 anos. Foi introduzida por Francisco de Melo Palheta ainda no século XVIII, a partir de sementes contrabandeadas da Guiana Francesa.
 Café atingiu valor alto no europeu , foram grandes lucros , para o Brasil que exportava , pelo mundo inteiro , e ai o açúcar e o ouro foi perdendo seus valores . E hoje é um dos produtos mais importante para o nosso Brasil , e hoje ele é exportado pelo mundo inteiro . 
                                                                                
                                                                                   
                                        Fonte: http://educaja.com.br/2009/02/datas-comemorativas-primeira-constituicao-republicana-24-de-fevereiro-de-1891.html
 



                                                                                                                                                            Fonte: http://educaja.com.br/2009/02/datas-comemorativas-primeira-constituicao-republicana-24-de-fevereiro-de-1891.html

Já em 1817 é fundada a primeira fazenda de café de São Paulo, no Vale do Rio Paraíba do Sul, e , após a Independência do Brasil, o cultico de café ganha força nas terras da região do Vale do Paraíba, enriquecendo rapidamente cidades como Guaratinguetá, Bananal, Lorena e Pindamonhangaba.

o crescimento da venada de café dependia muito do aumentos populacional do outros paises , assim criava-se uma situação de crescimento da oferta de café muito superior ao de sua demanda ,indicando uma tendencia estrutural de baixa de preço no longo prazo.
                                                               
                                                   Fonte:   http://educaja.com.br/2009/02/datas-comemorativas-primeira-constituicao-republicana-24-de-fevereiro-de-1891.html

 Alguns fazendeiros ,princpalmente paulistas , enriquecram com a venda do produto ,grande parte do lucro do café foi investido na industria ,principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro favorecendo o desenvlovimento deste setor e a industrializaçao do brasil .a mao-de-obra usada nos cafézais era de grande parte também de imigrantes europeus principalmente italianos.
 A crise internacional de 1929 exerceu um duplo efeito imediato na economia do brasil :Tanto reduziu internacionalmente a demanda de café brasileiro , pressionando seus preços pra baixo,impedindo o governo brasileiro de pegar emprestimos externos para absorver os estoques excedentes de café ,devido ao colapso do mercado financeiro internacional com tudo, o governo não podia deixar os produtores de café na mão e vulneraveis aos efeitos da crise ,o custo politico de uma açao como essa seria impensavel pra o governo  que ainda estava estabelecendo o poder ,como era o caso do governo de Getulio Vargas no inicio do Ano de 1930. a partir deste tempo , o estado brasileiro passou a empenhar um papel importante na economia nacional acabou.

    
Lucas Marinho , Yuri da silva . Texto 
Danilo Santana- Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário